A Web 2.0 (Tim O’Reilly, 2004) veio alterar a forma como encarávamos a internet. Este espaço, anteriormente de mera leitura e pesquisa, adquire uma nova dimensão. O Blog, a Wikipédia, o Podcast, o Hi5, o Del.icio.us tornam-se ferramentas que permitem um ajuste maior ás necessidades e limitações do utilizador. O utilizador, até então mero consumidor, assume o papel de produtor, uma vez que lhe é dada a possibilidade de publicar on-line.
Além destes aspectos, a Web 2.0 permite utilização colaborativa, a partilha de conhecimento, descentralização da autoridade, liberdade para utilizar e reeditar a informação Alexander (2006). Os softwares funcionam online ou podem utilizar sistemas off-line com opção para exportar informações de forma rápida e fácil para a Web. Os sistemas deixam de ter novas versões e passam a ser actualizados e corrigidos a todo o momento o que proporciona enormes benefícios para os utilizadores.
O Podcast (Adam Curry, 1994) aparece como mais uma inovação inerente à Web 2.0 e constitui uma página onde os ficheiros áudio estão disponibilizados para carregamento.
É uma ferramenta de fácil utilização, gratuita, acesso livre, permite a utilização de textos, imagens, áudio, vídeo e hipertexto, tem acesso livre ou mediante registo ao conteúdo publicado e que os utilizadores recebam as actualizações por meio do RSS (Real Simple Syndication). Esta ferramenta pode ser utilizada em negócios, para entretenimento, para formação, etc.
No campo educativo tem a grande vantagem de potenciar o interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula. O aluno pode descarregar a informação para o seu ipod, mp3 ou mp4, utilizando-a quando entender, sem necessidade de se ligar à Internet. Falar e ouvir produz aprendizagens mais significativa do que a leitura. A aprendizagem é facultada dentro e fora da escola, podendo adaptar-se a diferentes ritmos de aprendizagem (os alunos podem aceder à informação o número de vezes adequado a si, até compreenderem o conteúdo). Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correcto e coerente para os colegas.
Para Moura e Carvalho (2006a), “o Podcast parece funcionar bem com alunos motivados, que detenham competências a nível tecnológico e ainda quando o propósito que determinou a sua concepção vai de encontro às necessidades dos alunos”.
São apresentadas três categorias de ferramentas para gravação e edição de episódios de um podcast: as ferramentas de gravação e edição de áudio, as ferramentas de gravação e edição de vídeo e áudio e as ferramentas que permitem a gravação de áudio online e a disponibilização gratuita de podcasts na web. A gravação pode ser feita directamente no aplicativo ou através de um dispositivo externo de gravação áudio, sendo que neste caso o ficheiro precisa ser enviado ao podcast posteriormente para que os utilizadores tenham acesso aos episódios.
Por fim os autores dão o exemplo de três casos de utilização de podcast na sala de aula, concluindo-se que esta ferramenta quebra a rotina na sala de aula, motivando os alunos para a disciplina.
Exemplos de softwares gratuítos (freewares):
Softwares para ouvir podcasts:
Além destes aspectos, a Web 2.0 permite utilização colaborativa, a partilha de conhecimento, descentralização da autoridade, liberdade para utilizar e reeditar a informação Alexander (2006). Os softwares funcionam online ou podem utilizar sistemas off-line com opção para exportar informações de forma rápida e fácil para a Web. Os sistemas deixam de ter novas versões e passam a ser actualizados e corrigidos a todo o momento o que proporciona enormes benefícios para os utilizadores.
O Podcast (Adam Curry, 1994) aparece como mais uma inovação inerente à Web 2.0 e constitui uma página onde os ficheiros áudio estão disponibilizados para carregamento.
É uma ferramenta de fácil utilização, gratuita, acesso livre, permite a utilização de textos, imagens, áudio, vídeo e hipertexto, tem acesso livre ou mediante registo ao conteúdo publicado e que os utilizadores recebam as actualizações por meio do RSS (Real Simple Syndication). Esta ferramenta pode ser utilizada em negócios, para entretenimento, para formação, etc.
No campo educativo tem a grande vantagem de potenciar o interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula. O aluno pode descarregar a informação para o seu ipod, mp3 ou mp4, utilizando-a quando entender, sem necessidade de se ligar à Internet. Falar e ouvir produz aprendizagens mais significativa do que a leitura. A aprendizagem é facultada dentro e fora da escola, podendo adaptar-se a diferentes ritmos de aprendizagem (os alunos podem aceder à informação o número de vezes adequado a si, até compreenderem o conteúdo). Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correcto e coerente para os colegas.
Para Moura e Carvalho (2006a), “o Podcast parece funcionar bem com alunos motivados, que detenham competências a nível tecnológico e ainda quando o propósito que determinou a sua concepção vai de encontro às necessidades dos alunos”.
São apresentadas três categorias de ferramentas para gravação e edição de episódios de um podcast: as ferramentas de gravação e edição de áudio, as ferramentas de gravação e edição de vídeo e áudio e as ferramentas que permitem a gravação de áudio online e a disponibilização gratuita de podcasts na web. A gravação pode ser feita directamente no aplicativo ou através de um dispositivo externo de gravação áudio, sendo que neste caso o ficheiro precisa ser enviado ao podcast posteriormente para que os utilizadores tenham acesso aos episódios.
Por fim os autores dão o exemplo de três casos de utilização de podcast na sala de aula, concluindo-se que esta ferramenta quebra a rotina na sala de aula, motivando os alunos para a disciplina.
Exemplos de softwares gratuítos (freewares):
Softwares para ouvir podcasts:
Softwares para criar podcasts:
» Audacity
» PodProducer
Site para criar podcasts:
» Odeo
» Audacity
» PodProducer
Site para criar podcasts:
» Odeo
Do original:
Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, L. (Eds.) (2007).
Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía.
A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación.
ISSN: 1138-1663.
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