sábado, 28 de fevereiro de 2009

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica - Resumo

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Este artigo refere-se às vantagens da utilização dos blogs como recurso e estratégia pedagógica.

O termo “blog” é a abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”, sugerido em 1997 por Jorn Barger. Define-se blog como sendo “uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar” (Gomes, 2005).

A utilização de blogs na educação surge em Portugal em 2002, na Universidade de Minho, com a criação do blog “Jornalismo e Comunicação”.

As funcionalidades dos blogs são muito diversificadas, existem blogs pessoais, lúdicos, informativos, políticos, de intervenção cívica, etc. A versatilidade desta ferramenta interessou professores e outros profissionais da educação. Os blogs podem funcionar como recurso pedagógico, constituindo um espaço de acesso a informação especializada e um espaço de disponibilização de informação por parte do professor, ou como estratégia pedagógica, assumindo a forma de portfólio digital, espaço de intercâmbio e colaboração, espaço de debate e de integração.

A utilização de blogs como espaço de acesso a informação especializada é de grande utilidade para o aluno que quer obter informação credível sobre algum tema curricular ou sobre algum tema sobre o qual não queira pedir informações pessoalmente, por vergonha ou timidez (alcoolismo, drogas, doenças transmitidas sexualmente, etc). Este tipo de blogs deverá ser da autoria e responsabilidade de autores ou instituições com mérito e credibilidade.

Os blogs podem funcionar ainda como um espaço de disponibilização de informação pelo professor. Neste caso, o professor pode usar o blog para colocar informação sobre as temáticas da disciplina, com ligações a site relacionados e a notícias que se enquadrem nos temas, ou optar pela construção colectiva de um blog que abarque conteúdos de várias disciplinas, onde o aluno poderá também ser autor desde que convenientemente corrigido pelo professor.

Uma das utilizações educativas mais frequentes dos blogs é como portfólio digital, onde o aluno poderá organizar os temas aprendidos, acompanhados de reflexões, podendo funcionar posteriormente como objecto de avaliação.

Uma outra utilização dos blogs relaciona-se com a colaboração entre escolas e intercâmbios. O intercâmbio de alunos que era apenas suportado por comunicação por carta, e-mail ou telefone pode agora ter um carácter mais visível e mais permanente com a utilização dos blogs. Por outro lado, um blog pode ser utilizado para que diversas escolas se comuniquem e desenvolvam projectos colaborativamente, pondo alunos e professores de escolas diferentes a trabalharem em conjunto.

Os blogs podem ainda ser utilizados como espaços de debate, organizando por exemplo a turma em grupos, possibilitando a cada grupo desempenhar o papel de uma personagem, defendendo as ideias desta.

De entre as mais variadas aplicações de um blog, temos ainda a possibilidade que ele oferece de integrar um aluno que esteja afastado da escola por um grande período de tempo, ou de integração de alunos de etnias diferentes que podem mostrar num blog, trabalhado em conjunto com os seus colegas, a sua forma de vida e os seus ideais, para que possa ser melhor compreendido e aceite.

Do original:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

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