terça-feira, 26 de novembro de 2013

Kit permite construir você mesmo o seu computador

Kano é um kit de computador desenhado para ajudar as pessoas de qualquer idade a montar um computador do zero, e ainda ensina as bases da linguagem de código e de programação. 


O projeto começou com um simples livro inspirado em legos e manga, no ano passado. Para o nome, a equipa assumiu a alcunha do famoso instrutor de judo japonês, Kano Jigoro, como uma confirmação do seu papel de professor dedicado. 
Lançado como um projeto Kickstarter, com o objectivo de garantir um financiamento de 100 mil dólares (74 mil euros), o projeto Kano já arrecadou mais de 580 mil dólares (429 mil euros). 
O kit Kano, que custa 119 dólares (cerca de 88 euros), tem o lançamento mundial marcado para 14 de julho de 2014.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Intel: problemas de fabrico atrasam Broadwell

Os novos processadores Intel Broadwell já não vão chegar ao mercado no final deste ano. A Intel anunciou o adiamento durante uma conferência sobre os resultados do terceiro trimestre. Segundo a CNet, a produção dos processadores Broadwell foi atrasada para o primeiro trimestre de 2014 devido a um problema com o processo de fabrico de 14 nanómetros, que diminuía a quantidade de chips viáveis por cada bolacha de silício.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Desinvestimento no ensino de TIC pode comprometer futuro do país

As tecnologias são a área onde existem mais saídas profissionais, quer em Portugal quer no estrangeiro, mas a tendência não se reflete ao nível da aposta no ensino secundário, onde não são consideradas prioritárias pelo Governo. 

A acusação é da ANPRI, Associação Nacional de Professores de Informática, que se diz "extremamente preocupada" pelo facto de os cursos relacionados com as TIC voltarem a não ser considerados como áreas prioritárias, impossibilitando a escolha desta via de ensino, sobretudo nos cursos profissionais.

Sendo um tipo de ensino virado para o mercado de trabalho, não faz qualquer sentido privar os alunos de uma área que estará cada vez mais presente nas nossas vidas, referem os professores de informática num comunicado. "Tal compromete o seu futuro e ao mesmo tempo o do país", consideram. "Esta impossibilidade tem influência, certamente marcante, quer no percurso escolar de possível insucesso, quer na escolha de uma futura profissão". 

Na nota enviada à imprensa ressalvam-se ainda as altas taxas de empregabilidade na área das TIC e o facto de o número de licenciados em informática não acompanhar a procura. "Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher, por falta de candidatos qualificados".

A ANPRI considera que o desinvestimento do Governo no ensino das TIC faz com que a maioria dos alunos termine o ensino secundário "sem nunca terem aprendido conceitos básicos de programação ou de redes de computadores, sendo praticamente analfabetos funcionais ao nível das tecnologias".

Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/desinvestimento_no_ensino_de_tic_pode_comprom_1320524.html

domingo, 10 de fevereiro de 2013

AMPPS – Um alternativa ao XAMPP para Windows e Mac

Quando necessitamos de criar sites/serviços Web, é necessário possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos projectos. Lembro-me que, há uns anos, era muita das vezes complexa e árdua a tarefa de preparar uma plataforma de desenvolvimento assente em Apache + PHP + MySQL. Com o aparecimento da popular plataforma XAMPP tudo se tornou mais simples, pois basta iniciar os serviços para que tudo funcione na perfeição, não havendo assim a necessidade de integrar componentes/módulos (ex. Apache + PHP + MySQL).

sábado, 19 de janeiro de 2013

Google quer substituir palavras-passe

A Google planeia substituir as tradicionais palavras-passe por sistemas físicos de identificação, como por exemplo um cartão externo ou um anel eletrónico para desbloquear o acesso apenas com um toque no computador.

Os planos da Google foram adiantados pela revista "Wired", que teve acesso a um relatório produzido pela equipa de segurança da empresa e faz parte de um artigo que a Google vai publicar, a 28 de janeiro, na revista "IEEE Security & Privacy Magazine".

Nesse documento, o vice-presidente de Segurança da Google, Eric Grosse, e o engenheiro da empresa Mayank Upadhyay questionam a eficácia dos atuais métodos para validar a identidade dos internautas.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NanoLight: a lâmpada LED mais eficiente do mundo


Nasceu a NanoLight, descrita como sendo a lâmpada mais eficiente do mundo em termos energéticos. Ela emite mais de 1600 lumens usando apenas 12 watts de potência, o que a coloca no patamar das de 100 watts.

As lâmpadas LED tornaram-se populares devido à sua eficiência energética e longevidade. Embora existam muitos modelos de 20-60 watts disponíveis no mercado, a omnidireccional NanoLight é o primeiro dispositivo equivalente aos de 100 watts. Esta lâmpada descarta a necessidade de um dissipador de calor e revela-se 87% mais eficiente do que os incandescentes comuns. Usa ainda menos 50% de energia do que uma fluorescente compacta.

Ver mais: http://greensavers.sapo.pt/2013/01/17/nanolight-a-lampada-led-mais-eficiente-do-mundo/

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bruxelas ultima Google a deixar de adulterar resultados de buscas

O Google tem de mudar o modo como apresenta os resultados de buscas na Europa ou irá enfrentar acusações de estar "divergir o tráfego" para os seus próprios serviços, declarou ao "Financial Times" o vice-presidente da Comissão Europeia, comissário espanhol Joaquin Almunia, responsável pelas regras da concorrência.

Em causa está a primazia dada aos próprios serviços da Google relativamente a buscas por notícias, mapas ou comparações de produtos para compra, em detrimento de terceiros. "Ainda estamos a investigar, mas a minha convicção é que (o Google) está a divergir o tráfego", afirmou Almunia ao jornal económico.

"Eles estão a fazer prevalecer os critérios monetários neste tipo de negócio, a sua forte posição no mercado geral das buscas (online) e não se trata apenas de uma posição dominante, eu penso - eu temo - que exista um abuso de uma posição dominante", afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia, em declarações entendidas como um ultimato à Google.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bruxelas-ultima-google-a-deixar-de-adulterar-resultados-de-buscas=f778722#ixzz2HgNwIQuP

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Telemóveis Samsung terão sistema baseado em Linux que não é o Android

A fabricante sul-coreana Samsung confirmou que iniciará a produção de telemóveis inteligentes com o sistema Tizen a partir deste ano. A plataforma baseada em Linux está em desenvolvimento colaborativo entre a Samsung e a fabricante de processadores Intel com supervisão da Fundação Linux.
Fonte: http://tecnoblog.net/121335/samsung-tizen-smartphone-linux/